O Maranhão tem 35.466 curados da Covid-19, segundo aponta a Secretaria de Estado da Saúde (SES) em boletim epidemiológico desta segunda-feira (15). Nas últimas 24h, foram confirmadas 1.256 pessoas recuperadas da infecção causada pelo novo coronavírus. Ao todo, são 60.592 casos confirmados em 213 municípios e 1.499 mortes pela doença no estado.

    Quanto aos casos ativos, a SES informou que são 23.627, sendo que a maioria (22.477) segue em isolamento domiciliar, enquanto que 731 estão em enfermarias e 419 estão em leitos de UTI das redes pública e privada.

    Quanto aos testes realizados para diagnosticar a doença, a Secretaria de Saúde diz que 113.320 foram feitos no estado. Foram descartados 52.154 e a SES monitora 813 casos suspeitos.

    O boletim desta segunda confirma ainda a morte de 31 profissionais de saúde por conta do novo coronavírus. Foram infectados 1.612 profissionais e 1.469 estão curados.


    Ficar em casa

    Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

    Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

    Cuidados

    Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.